6 de julho de 2009

Censo

Em cada mesa dos seminários será discutida a importância da auto- declaração para a formulação de políticas públicas voltadas para as mulheres negras.

Segundo o Instituto de Mulheres Negras, Geledés, cerca de 120 milhões de pessoas na América Latina e Caribe são afrosdescendentes. Saber exatamente quantos e quantas negr@s somos é muito importante. Para isso, é preciso que o censo leve em consideração a variável raça/cor/etinia na sua próxima rodada na América Latina.

Mas não é só. Nós, negras e negros, precisamos nos declarar como tais e o Latinidades será mais um espaço para reverberação da campanha da auto-declaração nos censos. Assim poderemos lutar, com base em dados oficiais, pela implementação de ações afirmativas, seja na educação, saúde, política, cultura, mercado de trabalho e igualdade de oportunidades no geral.

Em outras palavras, é necessário estimular a campanha pela auto-declaração das pessoas afrodescendentes nos censos para que se possa ter números oficiais de quantos e quantas negras existem na América Latina e Caribe, a fim de basear a criação e legislação de políticas públicas para o povo negro. Assim, o tema central do Latinidades 2010 será “Censo, não deixe sua cor passar em branco”.
banner2